sábado, 17 de julho de 2010

Adaptar é preciso...

Saudações a todos os amigos de hobby. Primeiramente um abraço enorme naqueles que me acolheram no passado, e, principalmente, no período de "férias involuntárias" do blog, causadas devido a problemas com arquivos daqui - desenhos e fotos. Cujos quais não quero continuar falando, do contrário...

Bem, e como eu disse antes, as invoações não páram, não estagnam. Tudo muda. Até mesmo velhos conhecidos nossos, que é justamente o que eu trago no post de hoje. Do que se trata?? Simples.


Alguém aí já ouviu falar nas novas regras pra fabricação de ônibus, estabelecidas em 2009 pra todos os veículos fabricados a partir de 96 (que estão em operação), que incluem medidas de acessibilidade, praticidade e, culposamente, feiúra?? Sim, sim. A frota de urbanos da Pássaro Marron, que nem de longe atende a essas regras - ou melhor, atendia, está sendo adaptada.


Essas poltronas largas fazem parte do pacote. O basicão de tudo consiste nas poltronas destinadas às gratuidades e aos obesos, além dos balaústres , que têm de ser devidamente destacados e avisados aos passageiros - justamente com a coloração gema-de-ovo. Então...
O engraçado dessa alteração é que as poltronas dos idosos foram parar lá atrás, de cara com a porta traseira. O que isso significa?? Que a frente de carros como o Guará x Aparecida POSSIVELMENTE não mais vai rodar cheia de idosos, o que atrapalha demais no embarque de passageiros pagantes no ônibus. A menos que sejam enfeite, os idosos vão se sentar NO FUNDO.


Um outro ponto forte da reforma rápida desses carros é a ausência do elevador. Este que, aliado ao conjunto box de cadeirante e cão-guia, rouba preciosos lugares. No caso dos Urbanuss, a diferença não é tanta porque a porta traseira já era originalmente larga.
Mesmo assim, tal desfalque representa uma excelente economia (o que a empresa mais busca no momento) com a manutenção, visando que são escassíssimos os cadeirantes que tomam ônibus e que o povo não tem muita dó de descer do coletivo. Somando-se ao fato de que se, esta série for embora cedo, o elevador vai ficar a critério da próxima dona do ônibus; se eles ficarem pra depois de 2014, só lá que o aparelho será instalado.




Logo, nos resta saber o que vai acontecer com eles. Por enquanto, todos os carros (séries 15xx, 16xx, 19xx e 376xxx EMTU) sofrerão a alteração apresentada nas fotos que, se tratando da Pássaro Marron, é um avanço e tanto.
Agora, com a história semi-verídica que conta que a série 22xx vem pro eixo Aparecida x Guará x Lorena, o que esses carros vão fazer já é outro mistério.

Mas isso fica para um futuro não tão distante, até porque eu não tenho bola de cristal. Se gostaram, esperem a próxima postagem; se não gostaram, esperem também. Porque eu espero vocês, nesta nova caminhada da Rodoviária Digital. Até a próxima!!!

2 comentários:

  1. Pô, que legal. Com a RD de volta, voltamos com as grandes matérias jornalísticas com a acidez que o povo merece.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a postagem, tomara que a Pássaro Marron consiga adaptar os ônibus suburbanos com elevadores para deficientes físicos. Muito legal o blog também!

    ResponderExcluir